Escandalos dificultam Evangelizacao

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
...(Mateus 18:7) – Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!


Segundo a Palavra do nosso Deus, já foi profetizado que os escândalos aconteceriam, este tempo que temos vivido sem dúvida nenhuma mostra o cumprimento desta profecia, talvez como nunca tenha acontecido.

Em uma condução publica no Rio de Janeiro, tive o privilégio de conversar com uma cobradora(trocadora) de ônibus a respeito do evangelho. E como as vezes acontece nestas conversas é comum surgir assuntos a respeito dos escândalos de alguns pastores e igrejas, estas questões geralmente são levantadas por não cristãos.

Esta mulher já vem freqüentando uma igreja evangélica, mas ainda não tomou nenhuma posição firme por Cristo, ainda esta insegura quanto a tomar uma decisão. Estes escândalos tem dificultado a sua decisão, pois até mesmo seu marido tem criticado a sua ida a igreja, dizendo a ela que todos os pastores e igrejas são aquilo que estão dizendo na mídia, isto é, que enriquecem em cima do povo.

Durante um tempo tive a oportunidade de falar com ela que Deus jamais mandou alguém fazer o que muitos “lideres evangélicos” tem pregado em suas igrejas ou na mídia, mas que Deus através de seu Filho Jesus Cristo mandou pregar o evangelho, e pregar o evangelho é pregar o Reino de Deus e não o Reino da Terra, como estamos presenciando.

Nestes tempos muitos pregadores tem anunciado um “evangelho” que se distancia muito do evangelho pregado por Jesus e seus discípulos. Percebo que desta maneira muitas pessoas tem se afastado do evangelho genuíno e verdadeiro de Jesus Cristo.

Em outra ocasião na mesma semana, pude conversar com um ateu dentro de um avião, que também tem a mesma opinião de muitos, que igrejas e pastores estão preocupados em enriquecer, são verdadeiros capitalistas ambiciosos, a pregação do evangelho é apenas fonte de riquezas. Esta pessoa esta muito bem estabelecida financeiramente, mas sua vida espiritual esta destruída e o pior é que não esta aberto a aprender a respeito do Reino de Deus, pois diz que a religião esta ai para o comércio. Mesmo com toda a relutância, pude pregar o evangelho de maneira clara e objetiva, mas deixando muito claro, que ele crendo ou não, a Bíblia é a Palavra de Deus e que todos chegaremos diante de Deus para prestar contas. Minha oração é que o Espirito Santo possa convence-lo do pecado e sua vida ser mudada pelo poder de Deus.

Quantas são as pessoas que tem o mesmo pensamento que se fecham para tudo aquilo que se diz de religião, principalmente as que se dizem evangélicas. Dentro delas esta clamando por salvação, mas fecham seus ouvidos porque pensam que os cristãos estão interessados em seus bens.

Até mesmo pregadores bem conceituados pela grande maioria de cristãos tem aparecido na mídia fazendo apelos financeiros, prometendo bençãos para aqueles que aceitarem esses desafios e é claro que a linha telefônica fica congestionada, quanta enganação.

Tudo isso é muito triste, pois podemos encontrar diversas pessoas que colocam todas as igrejas e pastores no mesmo saco, dizendo que são todos iguais, dificultando a pregação do evangelho a essas pessoas.

Imagino a quantidade de pessoas que tem repulsa de igrejas e procurarão se afastar de qualquer manifestação de caráter evangélico, não tiro a razão destas pessoas, mas elas não são desculpáveis diante de Deus, nem mesmo estes “pregadores” o são.

Para perceber o quanto isso é grave, é só sair as ruas e pregar o evangelho que logo encontraremos pessoas que nos colocarão no mesmo nível destes mercenários. Com muito sacrifício, ou insistência poderemos mostrar que o nosso evangelho é o verdadeiro, isto é, quando de fato estivermos pregando o Reino de Deus.

Em I Timóteo 6:3-10, Paulo orienta Timóteo e a igreja a respeito das riquezas. V.9 “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.”

É interessante notar que muitos Lideres que se dizem cristãos já caíram nestas armadilhas, o seu amor esta no dinheiro, desta maneira todo seu esforço esta centrado no tesouro desta vida e aqueles que estão debaixo de sua autoridade são manipulados e lesados. O pior é que a destruição não para por ai, é só olhar para as manchetes e logo veremos que isto reflete sobre toda a igreja, algumas igrejas sérias também tem deixado a pregação da cruz para a pregação da prosperidade, seguem as tendências das igrejas “prósperas”.

Assumindo a nossa responsabilidade de profetas do Senhor, devemos profetizar contra aquilo que não é Palavra de Deus e tem entrado no meio da igreja, não podemos ficar calados diante de tanta bobagens e heresias que temos ouvido em nossos púlpitos. Nos levantemos e preguemos contra o que profana o nome do Senhor nosso Deus com mentiras e heresias, pregando o que Deus não mandou pregar.

Pode ser que desta maneira arrumaremos alguns inimigos, mas teremos a aprovação de Deus, como o Apostolo Paulo nos diz “…Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.” Gal. 1:10

A evangelização pode ser dificultada por causa dos escândalos, mas devemos aproveitar todas as oportunidades para pregar o verdadeiro evangelho. Muitos estão cambaleando para o inferno, você e eu temos a responsabilidade de alerta-las. Alguns cristãos não querem mais evangelizar até por causa destes escândalos, mas a solução para tudo isso é a pregação verdadeira e genuína do evangelho.

Oração: Senhor nosso Deus e Pai, nós te louvamos pelo Teu grande amor, obrigado Senhor porque temos a salvação através do seu Filho amado Jesus Cristo e acesso a sua palavra. Nos ajude a permanecer na sua palavra e a prega-lá com autoridade e intrepidez. Purifica a sua igreja de tantas heresias que tem entrado no meio dela, que não sejamos omissos a nossa responsabilidade de profetas do Senhor no meio da igreja, que cumpramos o IDE de Cristo pregando as Boas Novas de Cristo. Tudo isso te suplicamos em nome do Senhor Jesus Cristo, amém!


Roberto Fontalva
Diretor de Atendimento
Região Sudeste II – ES/RJ
AMME Evangelizar

2 comentários:

  1. Anselmo Melo disse...:

    Olá Jaqueline
    Passei pelo seu espaço virtual e gostei muito. Já estou seguindo.
    Aproveito para te convidar para uma visita em:
    www.pranselmomelo.blogspot.com
    Paz.

  1. Marisete Zanon disse...:

    Oi Jaqueline! Estou visitando os blogs cristãos e encontrei o seu com ótimos posts, por isso estou seguindo!
    Deus nos abençoe!
    bjos

Postar um comentário