A MENSAGEM DA CRUZ

quinta-feira, 27 de agosto de 2009














A CRUZ : UMA MENSAGEM DE SALVAÇÃO

Todos nós já lemos ou ouvimos relatos de pessoas que se encontraram numa situação de grande risco, de morte iminente, mas que foram salvas pela bondade e prontidão de alguém. São pessoas que sofreram acidentes, que se perderam em locais inóspitos, que chegaram quase mortas a um hospital, mas que, graças a intervenção de um “salvador”, escaparam da morte.

A verdade é que TODAS AS PESSOAS PRECISAM DE SALVAÇÃO. E não estamos falando de salvação de um perigo de morte, mas de salvação da morte eterna. O Espírito Santo de Deus vai ministrar isso ao seu coração hoje.

1) O pecado causa a morte

A Bíblia afirma em Romanos 3:23 que todas as pessoas são pecadoras! Recebemos essa herança espiritual desde o nascimento. E durante a nossa vida, confirmamos essa herança cometendo muitas coisas que desagradam a Deus. A isso chamamos de pecado. Pecado é “errar o alvo”. Toda vez que você agiu de maneira diferente daquela que Deus havia projetado, você pecou!

A Bíblia diz em Romanos 6:23 que a conseqüência do pecado é a morte. Não só a morte física pela qual, um dia, todos poderão passar, mas também a morte eterna. Seu corpo vai voltar ao pó, quando você morrer, mas Deus lhe deu um espírito que é eterno ( Eclesiastes 12:7 ). Se você não resolver o problema dos seus pecados aqui, nessa vida, você passará a eternidade separado de Deus. Que condenação terrível! Precisamos desesperadamente de um SALVADOR !

Infelizmente, muita gente nem enxerga que isso é um problema. Estão envolvidas em tantos outros problemas que acham que “pecado” não é algo com que elas tenham que se preocupar. Mas, creia: você precisa resolver esse problema!!

2. Ninguém é capaz de salvar-se a si mesmo

Nada que você faça nessa terra pode pagar a sua dívida de pecados. Nem boas ações, nem penitências, nem esforço algum. È impossível a uma pessoa salvar-se a si mesma! “ Vocês são salvos pela graça, mediante a fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, pra que ninguém se glorie” ( Efésios 2:8,9 )
Muita gente está iludida, pensando que, porque nunca cometeram pecados hediondos, nunca mataram ou roubaram, ou adulteraram, que Deus vai considerá-las salvas. Mas não é assim que acontece. Deus é um Deus bom, mas também é santo e justo. A sua dívida, grande ou pequena, precisa ser paga!

3. Deus resolveu nos salvar através da cruz de Jesus

Sabendo da impossibilidade de o homem salvar-se a si mesmo, Deus providenciou alguém para morrer em nosso lugar. Isso é o que chamamos de morte expiatória, ou seja, Jesus morreu pra que eu não precisasse morrer! Esse foi um tremendo ato de amor de Deus: “ Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido em nosso favor, quando éramos ainda pecadores” ( Rm 5:8 )

Jesus não morreu na cruz para ser um mártir, para ficar famoso ou para nos dar um bom exemplo de resignação e obediência. Jesus morreu na cruz para que a justiça de Deus se fizesse e a minha dívida fosse cancelada. Observe Colossenses 2:13,14.


2) O que fazer diante da cruz?

De hoje em diante toda vez que você olhar para uma cruz, lembre-se que ela lembra o preço que foi pago pela sua SALVAÇÃO. Que tipo de atitude você teria pra com uma pessoa que salvou a sua vida, como falamos no início desse estudo? Certamente você seria eternamente grato a essa pessoa e procuraria maneiras de agradá-la.

Jesus fez mais do que isso: ele não só lhe salvou , mas MORREU PRA LHE SALVAR. Que atitudes eu devo ter diante da cruz?
• Eu preciso abandonar toda arrogância e reconhecer que realmente sou pecador e estaria perdido sem Jesus;
• Eu preciso crer que o que Jesus fez há tanto tempo atrás pode me beneficiar ainda hoje. Não é uma questão de lógica, é uma questão de fé;
• Eu preciso me arrepender dos meus pecados, afinal de contas, eles me afastam de Deus e trazem conseqüências ruins na minha vida. ( talvez muitos problemas que você esteja enfrentando hoje, foram causados pelas suas atitudes pecaminosas..... )
• Eu preciso amar a Jesus e ser grato a Ele por toda a minha vida.
• Eu preciso decidir viver uma vida governada por Jesus. È uma troca justa: Ele deu a sua vida por mim, eu deixo que Ele governe a minha vida.

Mais do que lhe salvar da condenação do pecado, JESUS quer lhe dar uma vida abençoada aqui nessa Terra. Abra mão da direção da sua vida. Só Jesus pode nos dirigir de maneira segura e eficaz.
Só Jesus pode nos salvar da condenação da morte e até do medo da morte. NEle, podemos ter certeza da ressurreição e de uma eternidade com Deus!

A CRUZ : UMA MENSAGEM DE PERDÃO

“Quantas vezes, eu devo perdoar uma pessoa que pecar contra mim? Até sete vezes? ” – essa foi a pergunta que Pedro, certa vez, fez a Jesus. A resposta de Jesus foi surpreendente:“ Não até sete, mas até 70 vezes 7! Ou seja, devo perdoar indefinidamente!
Perdão é um assunto que influencia a vida de todas as pessoas. Como posso me livrar da culpa pelos erros que cometi? Como eu posso lidar com as pessoas que me magoaram?
No estudo de hoje, vamos olhar pra cruz de Cristo pra melhor compreender a questão do perdão.

1. Eu levo até a cruz todos os pecados que cometi

Quantas vezes você já pecou contra Deus? Quantas vezes você O ofendeu, fez algo que Ele não aprovou, deixou de cumprir um mandamento explícito na Palavra? Quantas vezes você errou por ações ou até por pensamentos? Quantas vezes, por ignorância, cometemos coisas que nem sabíamos que eram erradas? Faça a conta!
É impossível calcular a nossa dívida de pecados! Mas, quando eu me reconheço pecador, me arrependo e peço perdão sinceramente, eu sou perdoado! Isso é tremendo!
Eu posso levar até a cruz todos os pecados que eu já cometi. Todos mesmo! Até aqueles dos quais eu me envergonho muito, que eu não teria coragem de contar pra ninguém. Eu levo tudo pra cruz.
Veja o que a Bíblia diz:
“ Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” ( I João 1:9 )
“ Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona, encontra misericórdia” ( Pv 28:13 )

Observe que o perdão que Deus nos oferece não é automático. Ele exige uma atitude da nossa parte. EU PRECISO IR ATÉ A CRUZ E CONFESSAR OS MEUS PECADOS. Então, recebo o perdão e volto disposto a ABANDONAR AQUELE PECADO.


2. Eu levo até a cruz todas as ofensas que eu recebi

Durante a nossa vida, muitas e muitas vezes, pessoas cometem “pecados” para conosco. São mágoas, traições, ingratidões, violência, injustiças.....uma lista interminável de situações que já feriram a nossa alma.
Uma pessoa ferida não consegue ser feliz! Se há mágoas no nosso coração, nós nos tornamos enfermos na alma e, até, no físico. O que fazer com as nossas feridas de alma? Novamente a resposta está na cruz!

Eu levo para a cruz não só o que eu fiz de errado para com Deus, mas também o que outras pessoas fizeram comigo.Muitas pessoas, por não conhecerem esse mecanismo de cura, guardam em seus corações desejos de vingança. Elas alimentam a mágoa, prometem a si mesmas que jamais se esquecerão do que lhe fizeram e, pior, planejam maneiras de se vingar daqueles que as feriram.

Mas, só é olhar pra cruz que entenderemos como Jesus agiu diferente: “ Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem” – essa foi a oração que Jesus fez diante daquelas pessoas que o estavam crucificando e ofendendo. Jesus deixou na cruz toda a possibilidade de ficar magoado.

É assim que eu devo agir! Veja o que a Bíblia diz:
“ Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor” ( Romanos 12:19 )
“ ...perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros . Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” ( Colossenses 3:13 )

3. A paz é a minha recompensa!

Culpa e mágoa são duas terríveis enfermidades de alma que roubam a nossa paz, a nossa alegria e até a nossa saúde. Mas a cruz de Cristo me traz cura pra esses dois problemas.
Quando eu confesso meus pecados, recebo de Deus perdão e sou curado de toda a culpa. Quando confesso pra Deus o que pessoas fizeram contra mim e decido declarar perdão para elas, recebo de Deus a cura para a mágoa e o ressentimento. É um milagre! Deus age na nossa alma e, sobrenaturalmente libera o seu poder de cura.
O resultado: uma paz maravilhosa e real! Uma paz interior que não se compra nem se encontra em lugar algum.

4. Hoje é dia de ir à cruz

Hoje ainda tenha um momento a sós com Deus pra confessar os seus pecados e declarar perdão a quem lhe magoou. Você não precisa sentir vontade de perdoar. Basta declara, com fé que você perdoa. A mensagem da cruz é uma mensagem de perdão. Jesus já fez a parte dEle. Ele completou a obra e o projeto de Deus. Faça a sua também e experimente a paz que Ele oferece!

A CRUZ : UMA MENSAGEM DE RENÚNCIA

“ Então Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse: Se alguém quiser acompanhar-me negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará . Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com seus santos anjos. “ ( Mc 8:34-38 )

Um dos sentidos para a palavra “cruz” que todos já devem ter ouvido é o de “peso, castigo, trabalho”... Ouvimos pessoas dizendo: isso é uma cruz pra mim, tenho que carregar essa cruz....
Há muita verdade nesse sentido, já que uma das obrigações do condenado a essa morte terrível era carregar a sua cruz até o local da sua morte. A cruz era mesmo um objeto muito pesado e só de carregá-la, a pessoa passava muito sofrimento.

A mensagem da cruz é linda! Através da obra de Jesus na cruz, nós recebemos salvação, perdão e vida abundante. Porém, há um outro lado da mensagem da cruz que não pode ser esquecido, já que Jesus mesmo fez questão de nos mostrar: A CRUZ EXIGE RENÚNCIA. O que devo renunciar?

1) Devo renunciar ao senhorio da minha vida

Jesus disse que quem quisesse segui-lo teria que negar-se a si mesmo. O que isso significa? Significa abrir mão do senhorio da sua vida.
Todos nós somos livres pra escolher quem vai governar a nossa vida. Se colocarmos para as pessoas a opção: quem você quer que governe a sua vida, Jesus ou o diabo? Certamente todas dirão: JESUS, claro! Quero o diabo bem longe de mim!
Mas o maior concorrente de Jesus no governo da nossa vida não é o diabo, mas somos nós mesmos. É fácil destronar o diabo da posição de governante das nossas vontades, o difícil é destronarmos o nosso próprio ego, a nossa própria vontade.
Jesus disse que temos que renunciar a nós mesmos, ou seja, temos que decidir que agora há alguém que MANDA NA MINHA VONTADE. Esse alguém é Jesus.

Como isso acontece, na prática? È simples, e podemos resumir numa frase, que foi título de um livro muito famoso: EM MEUS PASSOS, QUE FARIA JESUS?
Em todo o tempo, nas mais diversas situações, negar-se a si mesmo é FAZER O QUE JESUS QUER QUE VOCÊ FAÇA, mesmo que essa não seja a sua vontade. Jesus quer que você vá à igreja? Ele quer que você ore? Ele quer que você abandone o pecado, a mentira, a desonestidade, a imoralidade? Ele quer que você se batize? Ele quer que você seja um filho obediente? Ele quer que você dê bom testemunho no seu trabalho? Enfim, negar-se a si mesmo é abrir mão dos seus gostos e vontades e fazer o que Jesus faria no seu lugar!

2) Devo renunciar a qualquer concorrência de amor

Jesus nos amou com um amor inexplicável. Quando ainda você era pecador, Ele lhe amou! Por isso, Ele tem autoridade pra pedir que você também dedique a Ele o seu melhor amor. Em Mateus 10:38, Jesus disse o seguinte: “ Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.”

Claro que Deus deseja que você ame muito os seus familiares e cuide muito bem da sua família. Mas, Jesus quer ser o primeiro na sua preferência de amor. Ele quer que você O ame mais do que qualquer pessoa. Há muitas pessoas que trocam Jesus por seus familiares. Pra não aborrecerem pai, mãe, marido, filhos, abrem mão do projeto de Deus pras suas vidas.
Deus quer abençoar toda a sua família. Mas, para isso, alguém precisa pagar o preço de amar a Jesus mais do que qualquer pessoa. Esse alguém é você! Se você assumir uma postura de servo de Jesus Cristo, diante da sua família, mesmo que alguns não entendam ou não concordem, mesmo que alguns persigam você, saiba que Jesus abençoará toda a sua casa por conta da sua atitude de amor para com Ele.

3) Devo renunciar a qualquer vergonha de assumir que sou de Jesus

Jesus chama a geração da sua época de incrédula e pecadora. Certamente se Ele estivesse andando pela nossa cidade, diria a mesma coisa dessa geração. Quanta gente incrédula e pecadora!
Pra ser discípulo de Jesus, você precisa renunciar a toda vergonha e assumir sua identidade em Cristo. Você não pode ser “agente secreto de Deus” com medo de ser ridicularizado ou perseguido. Pelo contrário, todas as pessoas, no seu trabalho, na sua escola, por onde você andar precisam saber e VER que você é diferente dessa geração.
Ser discípulo de Jesus significa não ter vergonha de ser diferente. Você poderá perseguido por ser santo, por não fazer o que todo mundo faz, por não falar como todo mundo fala, por não concordar com o que todo mundo concorda. Mas, esse é o preço: NÃO TER VERGONHA DE SER CRENTE!!

4) As recompensas

Jesus sempre faz questão de nos mostrar o quanto vale a pena segui-lo. A cruz é uma mensagem de renúncia, sim, mas vale a pena. Quem nega-se a si mesmo pra seguir a Jesus, quem ama a Jesus acima de todas as coisas, quem não tem vergonha de assumir a sua fé, tem tudo com Deus! Não só salvação após a morte, mas tem o aval do próprio Deus em sua vida. JESUS RECOMPENSA QUEM O SEGUE VERDADEIRAMENTE.
Deus não fica devendo nada pra ninguém! Assuma a sua posição de discípulo, renuncie o que for preciso, e Deus o recompensará!

OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO

“ Pois como já lhes disse repetidas vezes , e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo” ( Filipenses 3:18 )

Você tem algum inimigo? Há alguém que se declare seu inimigo? Espero que não! Declarar-se inimigo de alguém significa que você se opõe a essa pessoa, deseja o seu mal, não hesitaria em prejudicá-la.... misericórdia! Inimizade é uma obra da carne e não combina com quem é servo de Jesus!

Mas a Bíblia diz, no texto acima, que há pessoas que vivem como inimigas da cruz de Cristo. Como assim? Como pode alguém ser inimigo da cruz de Cristo? Hoje, o Espírito Santo de Deus vai esclarecer isso ao seu coração e, se for o seu caso, vai lhe curar de toda a inimizade.

* A maioria dos inimigos da cruz de Cristo não são inimigos declarados!

O apóstolo Paulo usa essa expressão para se referir a pessoas que não declaram abertamente a sua inimizade pra com Deus. Se você questioná-las sobre Deus, sobre Jesus e até sobre a igreja muitos dirão que gostam, concordam, são até “amigos do evangelho”. Mas, VIVEM de maneira diferente ao seu discurso. E, pela maneira como vivem, é que serão condenados. Observe o que a continuação do texto diz, explicando as características de tais pessoas:

“ O destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas” ( v.19 )

1) O seu deus é o estômago

A 1ª. Característica de quem vive como inimigo da cruz é que o seu deus é o estômago ou o seu próprio ventre. O que a Bíblia quer dizer? Que há pessoas que são ensimesmadas, ou seja, só vivem pra si mesmas, só pensam em si mesmas, tudo quanto fazem é fixar os olhos no seu próprio umbigo. O DEUS DELAS É ELAS MESMAS! Deus é Deus e deseja comandar as nossas vidas, mas, tais pessoas assumem o comando delas mesmas.
Esse pensamento é completamente contrário à mensagem da cruz. A cruz é a prova do amor e da preocupação de Deus com as outras pessoas. ( João 3:16 ) Se Deus só olhasse para Ele mesmo, nunca teria planejado a salvação da humanidade. Se Jesus só olhasse pra ele mesmo, nunca teria morrido na cruz em nosso lugar. A cruz é uma mensagem de renúncia, de abrir mão da nossa vontade pra viver a vontade de Deus. Se alguém não está disposto a isso, vive como um inimigo da cruz.

2) Eles têm orgulho do que é vergonhoso

Infelizmente, quantas pessoas se encaixam nessa 2ª. Característica: têm orgulho do que é vergonhoso!
Deus tem um padrão de vida que Ele aprova e espera dos seus filhos. Ele nos criou à sua imagem e semelhança, ou seja, nos criou para sermos parecidos com Ele, como todo filho que deve se parecer com o pai. Mas veja quanta diferença entre o caráter de Deus e o caráter da maioria das pessoas. Há desonestidade por toda parte, injustiça, adultério, prostituição, infidelidade, desobediência, mentira, pecado, pecado, pecado..... Mas, quem se importa? Quem se envergonha? As pessoas se tornaram insensíveis ao pecado. Não se preocupam se estão ou não agradando a Deus. Não o consultam, praticam atos vergonhosos e, às vezes, até se orgulham deles. Se orgulham por levar vantagem, mesmo que com desonestidade, se orgulham por conquistas amorosas, mesmo que com imoralidade, e até há aqueles que se orgulham de viver sem Deus, chamando de tolos os que estão nas igrejas!
Tais pessoas que praticam o que Deus desaprova e nem se envergonham por isso são inimigos da cruz. Jesus morreu para gerar um povo santo, que não pratica nem se conforma com o pecado.

3) Só pensam nas coisas terrenas

Quais são as suas maiores preocupações hoje? O que ocupa a maior parte do seu tempo e dos seus pensamentos? Claro que não é pecado preocupar-se com as coisas terrenas, mas é pecado SÓ PENSAR NAS COISAS TERRENAS.
Veja o que o mesmo apóstolo Paulo diz em Colossenses 3:1,2 “ Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto e não nas coisas terrenas.

Quem entende a mensagem da cruz, entende que a nossa vida aqui é passageira, é como um sopro. Entende que tudo o que há nessa terra vai passar, vai ficar por aqui. E que por isso não vale a pena gastar a vida preocupado só com coisas terrenas.
Quem entende a mensagem da cruz, preocupa-se com coisas do céu: como posso agradar a Deus, como posso levar outras pessoas até Deus, como posso trabalhar pra que o Reino de Deus se estabelece aqui na Terra? Esses são pensamentos normais de quem não é inimigo da cruz.
Faça uma análise: veja se você, embora não declare, não está vivendo como um inimigo da cruz.

O texto de Filipenses tem uma triste declaração: “ O destino deles é a perdição”. Um destino totalmente diferente daquele reservado pra quem entende a mensagem da cruz. Pra estes, o fim é a salvação, a vida abundante, a vida eterna.

Examine-se:
• Quem tem sido o seu deus? O Deus eterno ou você mesmo?
• Você se preocupa em fazer o que Deus aprova ou tem orgulho do que é vergonhoso?
• Você tem se preocupado com as coisas do alto ou só com as coisas terrenas?

Hoje é dia de arrependimento! Que nenhum de nós viva como inimigo da cruz de Cristo!!

A CRUZ : UMA MENSAGEM DE LIBERTAÇÃO

“ O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos cegos “ ( Isaias 61:1 )

Esse versículo do livro de Isaias refere-se à obra que Jesus veio fazer aqui na Terra e que nós, seus discípulos, anunciamos e continuamos. Certa vez, Jesus estava em Nazaré, cidade onde havia sido criado, e lhe deram a oportunidade de falar na sinagoga. Ele, então, leu esse trecho do profeta Isaias e disse que essa Escritura estava se cumprindo naquele dia, em sua vida. ( Isso está em Lucas 4:14-22 )

A obra de Jesus é uma obra completa! Ele veio, através da sua morte na cruz, nos libertar de toda prisão e nos trazer restauração física, emocional e espiritual. A cruz traz uma mensagem de libertação. DO QUE JESUS QUER ME LIBERTAR?

1) Jesus quer me libertar do império das trevas

“ Pois Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. “ ( Col 1;13,14 )

A Bíblia é clara em mostrar que só há duas opções de governo sobre a sua vida nesse mundo. Ou você está debaixo do império das trevas ou debaixo da autoridade de Jesus. Não há campo neutro.
O império das trevas é dominado pelo pecado e povoado pelo diabo e os demônios. Já o reino da luz é o reino de Jesus, onde Ele reina e onde estão os seus servos ( a igreja ) e os anjos.

O que muita gente desconhece é que, todos nós nascemos do lado errado, ou seja, nascemos no império das trevas. Espiritualmente falando, ninguém nasce justificado, filho de Deus, santo. Todos nascem pecadores e, por isso, pecam com tanta facilidade, desde a infância, sem que ninguém precise lhes ensinar. O único homem que nasceu do “lado certo” foi Adão, mas ele desobedeceu a Deus e, a partir daí, todos nós nascemos pecadores ( Rm 3:23 ).

A morte de Jesus na cruz oferece a todas as pessoas a possibilidade de se reconciliar com Deus, através do perdão dos seus pecados. A cruz é o passaporte pra você trocar de lugar no mundo espiritual. Abandonar o império das trevas e mudar-se para o reino de Jesus. Você não pode fazer isso por você mesmo. Só através de Jesus! Quem não entende e recebe a mensagem da cruz, continua no império das trevas, mesmo que não se aperceba disso.


2) Jesus quer me libertar do domínio do pecado

“ Vocês foram libertados do pecado e tornados escravos da justiça “ ( Rm 6:18 )

Você já percebeu como as pessoas que não têm uma aliança com Deus pecam deliberadamente e abundantemente? Basta assistir a alguns minutos de telejornal para percebermos como as pessoas têm uma inclinação para a maldade, para o erro, para a corrupção. Quantos crimes! Quantos roubos! Quanta imoralidade! E isso não acontece só no nosso país. É assim no mundo inteiro!
As pessoas fazem coisas que ofendem a Deus com uma freqüência terrível e, nem se sentem culpadas por isso. Na verdade, elas são escravas do pecado. Mesmo que queiram, não conseguem se libertar. É como alguém viciado em álcool ou em drogas que, sabe que está errado, mas não consegue abandonar o vício. É a nossa natureza pecadora, da qual a Bíblia fala, por exemplo, em Colossenses 3:5

Mas, através da cruz, temos libertação. A mensagem da cruz promove em nós ARREPENDIMENTO e quem verdadeiramente se arrepende, não consegue mais repetir o erro. A mensagem da cruz também nos dá um forte aliado contra o pecado que é o ESPÍRITO SANTO DE DEUS. Quando você decide que Jesus será o seu Senhor, você recebe o Espírito Santo que, dentre outras coisas, nos ajuda a não pecar. Em nós mesmos, não temos forças, mas Deus nos capacita a vivermos de maneira digna e correta.
O pecado não nos domina mais! Temos a opção e a força pra dizer NÃO ao pecado. A cruz nos liberta!

3) Jesus quer nos libertar do medo da morte

Você tem medo de morrer? Pois observe o que a Bíblia diz em Hebreus 3:14,15. O medo da morte é um tipo de escravidão. Mas, veja que coisa tremenda: A MORTE DE JESUS NOS LIBERTA DO MEDO DA MORTE! Jesus venceu a morte e essa é a nossa garantia de vitória.
Por que as pessoas têm tanto medo da morte? Porque desconhecem o que vem depois. A insegurança e a incerteza causam um verdadeiro pavor em muitas pessoas que não gostam nem de pensar nesse assunto. Isso é uma escravidão, diz o autor aos Hebreus, porque por mais que “fujamos do assunto”, não poderemos fugir da morte.
Se Jesus não voltar antes, vamos enfrentar a morte. Pois a mensagem da cruz me dá a CERTEZA DE UMA RESSURREIÇÃO E DE UMA ETERNIDADE COM DEUS. Jesus prometeu que, aqueles que o recebessem como Senhor, teriam vida eterna garantida. O céu não é uma promessa de ilusão, é uma bendita realidade. Há um lugar maravilhoso preparado para os filhos de Deus.

Isso não nos leva a querer morrer precocemente porque temos um ministério a cumprir aqui, mas somos libertos de todo medo da morte. Sabemos pra onde vamos e com quem vamos estar. Acabou-se o medo!!

Hoje é dia de libertação na sua vida. É dia de você trocar de reino no mundo espiritual: sair do império das trevas e vir pra o Reino de Jesus. É dia de você experimentar libertação dos seus pecados e é dia de você não mais viver escravizado com medo da morte.
Tome posse dessas bênçãos que Jesus conquistou na cruz!

A CRUZ : O CAMINHO PARA O SANTO DOS SANTOS

“ Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo (... ) Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé....” ( Hb 10:19, 22a)

Você já deve ter visto em vários lugares, avisos do tipo: ENTRADA PERMITIDA SÓ A PESSOAS AUTORIZADAS, ou ACESSO RESTRITO A FUNCIONÁRIOS. Todos nós entendemos que ali não podemos entrar e nem nos ressentimos com isso. Mas talvez você já tenha passado a situação constrangedora de querer entrar num lugar, mas ser impedido. Há lugares em que só podemos entrar mediante autorização ou convite. E é muito desagradável ser barrado.
A Bíblia fala de um lugar muito especial conhecido como o Santo dos Santos. Lá, somente uma pessoa, o sacerdote, podia entrar e apenas uma vez por ano. Ele ia interceder pelo povo diante de Deus.
Mas hoje, através da cruz, o caminho está liberado pra todos os que quiserem entrar. Vamos entender esse privilégio através desse estudo.

1. O que era o Santo dos Santos?

No Antigo Testamento, Deus mandou que Moisés construísse um tabernáculo em meio ao acampamento do povo a caminho da Terra Prometida. O tabernáculo representava a presença de Deus no meio do povo e tinha várias partes, todas muito significativas. Deus mesmo deu o modelo de como deveria ser cada parte, cada utensílio do tabernáculo.Está tudo detalhado na Bíblia, no livro de Êxodo.

Um dos lugares mais importantes do tabernáculo era o Santo dos Santos ou o lugar Santíssimo. Esse lugar era separado com um grosso véu e ali somente o sumo sacerdote poderia entrar. Era o lugar da presença de Deus, o lugar mais santo, mais especial. O sacerdote se preparava para entrar ali, com toda a reverência e santidade. Se alguma outra pessoa entrasse sem autorização, ela morreria. O sacerdote sabia que entrando ali, estava entrando na presença do próprio Deus.

Mais tarde, quando Salomão construiu o templo, também fez o lugar Santíssimo, todo revestido com 21 toneladas de ouro puro e separado por um véu. ( II Cr 3:8-14 ) e assim, mesmo no tempo de Jesus, existia no templo esse lugar, conhecido por todos, mas com o acesso proibido.

2. O véu se rasgou

Imediatamente após a morte de Jesus, alguns fenômenos sobrenaturais aconteceram diante das pessoas que assistiam à sua crucificação. Mateus nos conta que houve trevas sobre a terra e que até muitos santos que haviam morrido ressuscitaram, saíram dos sepulcros e entraram de volta na cidade!! ( 27: 45,52,53 ) . Mas, houve outro fenômeno incrível: o véu do templo que protegia e separava o lugar Santíssimo se rasgou de alto a baixo! Ou seja, com a morte de Jesus a entrada para o Santo dos Santos ficou liberada. Não foi algo intencional, ninguém fez isso, foi um milagre efetuado pela mão de Deus, tanto que o véu se rasgou de cima pra baixo.

O que o autor aos Hebreus nos diz, então, é que o caminho está aberto. Através do sangue de Jesus e só através de Jesus, todos nós temos acesso à presença de Deus. Não é mais alguma coisa restrita a alguns poucos privilegiados, ou a alguma época do ano específica. Você pode entrar no Santo dos Santos agora, se você quiser!

3. Deus não mudou

Deus continua o mesmo! Ele continua sendo um Deus santo, santo, santo. Assim, não é porque Jesus morreu que nós podemos entrar de qualquer maneira em Sua presença. Não! Eu posso estar na presença de Deus, mas eu preciso do SANGUE DE JESUS sobre a minha vida. É esse sangue que me purifica e me libera para falar com o Deus Santo! Somente aqueles que entendem a cruz de Cristo têm o caminho liberado para a presença de Deus.

4. O que eu vou fazer no Santo dos Santos?

Hoje o Santo dos santos não é mais um lugar específico. Ele representa a presença de Deus e você pode buscar a presença de Deus em qualquer hora e em qualquer lugar. Na igreja, mas também na sua sala, no seu quarto, até no seu trabalho, você pode entrar na presença de Deus.

E o que você vai fazer nessa hora? VOCÊ VAI FALAR COM DEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO. O Santo dos Santos é um lugar de oração. Você pode:
* adorar a Deus
* agradecer as bênçãos recebidas
* colocar suas necessidades
* interceder por outras pessoas
* humilhar-se e pedir perdão pelos seus pecados....

Enfim, o caminho está aberto: você pode falar com o próprio Deus e isso é tremendo!! Não despreze essa bênção. Jesus conquistou isso para cada um de nós através do seu sofrimento e da sua morte. É tempo de você usufruir desse privilégio e fazer o que o autor aos Hebreu nos manda: APROXIME-SE DE DEUS COM O CORAÇÃO SINCERO E CHEIO DE FÉ!
Deus está disponível, mas a iniciativa precisa ser sua. Ele quer ter comunhão com você, quer que você o busque, dedique tempo para estar na sua presença.Quanto tempo do seu dia, da sua semana você tem dedicado pra buscar a Deus, pra estar na sua presença?
Decida freqüentar o Santo dos Santos, ou seja, decida aproximar-se de Deus! O caminho está aberto. Santifique-se e aproveite!!

A MENSAGEM DA CRUZ : LOUCURA OU PODER?

“ Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” ( I Cor 1:18 )

Depois de Jesus Cristo, o apóstolo Paulo é o maior personagem bíblico do NT. Ele, que antes era um perseguidor dos cristãos, teve um encontro sobrenatural com Jesus ( narrado em Atos capítulo 9 ), se converteu verdadeiramente e tornou-se o maior pregador do evangelho do seu tempo.
Paulo foi um grande missionário. Viajou por muitas cidades, sofreu muitas perseguições, mas nada o abateu: ele dedicou a sua vida a que as pessoas conhecessem a Jesus Cristo como Senhor.

O tema da pregação de Paulo era apenas um: A CRUZ DE JESUS CRISTO. Ele mesmo afirmou acerca da sua pregação: “ Nós, porém, pregamos a Cristo crucificado” ( I Cor 1: 23 )” Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado ( 2:2 ).” Já estou crucificado com Cristo e agora vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.” ( Gal 2:20 ). Ou seja, o evangelho que Paulo pregava era simples: a mensagem da cruz!

1) A simplicidade do evangelho

A palavra “evangelho” significa “ boas notícias”. A boa notícia é que através da cruz de Cristo, todas as pessoas podem ser perdoadas dos seus pecados, podem ter seu relacionamento com Deus restaurado, podem desfrutar de uma vida abundante aqui na terra, uma vida com propósitos santos e definidos e, depois da morte, podem ressuscitar e ter vida eterna com Deus. Aleluia!

Essa mensagem é tremenda e, ao mesmo tempo, simples! Não há grandes mistérios. Jesus, por amor, morreu em nosso lugar, pagando a dívida de pecados que pesava sobre nós. Todo aquele que entende essa verdade, se reconhece pecador e decide entregar o governo da sua vida a Jesus Cristo, será salvo!! “ Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus os ressuscitou dentre os mortos, será salvo” ( Rm 10:9 )
Essa mensagem é o poder de Deus pra quem crê!


2) A soberba dos que se acham sábios

A soberba é um sentimento diabólico. Foi por soberba que Lúcifer foi expulso da presença de Deus e se tornou quem ele é hoje. A Bíblia afirma que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. ( Tg 4:6 ).
Pois é justamente a soberba que impede muitas pessoas de aceitarem a mensagem da cruz. Para elas, tudo isso não passa de uma loucura. Elas se acham auto-suficientes, acham que podem guiar suas próprias vidas sem precisar da intervenção de Deus. Há até aquelas que nem se sentem pecadoras ou carentes da graça de Deus.
Muitos se julgam sábios, eruditos, questionadores dessa era ( I Cor 1:20-21 ), outros esperam sinais miraculosos para poderem crer ou procuram entender o evangelho baseados na sua sabedoria. ( v. 22 ). Para tais pessoas, eles são os sábios e os crentes, são os loucos.
Mas Deus não leva em conta essa sabedoria humana. Pelo contrário, a salvação é para aqueles que, pela fé, crêem na loucura da cruz.

3) Já que o evangelho é simples, Deus escolheu os simples

Deus chama as pessoas simples para receberem a mensagem do evangelho. É isso que o texto de I Corintios nos diz a partir do v. 26. Se observarmos no meio do povo de Deus, veremos que a maioria absoluta dos crentes são pessoas simples, sem grandes títulos, sem destaque na sociedade, sem nobre nascimento. É justamente esse tipo de gente que Deus escolhe. Gente que, na sua simplicidade, se reconhece carente de Deus.
Se você faz parte desse grupo de pessoas simples, talvez sem muita instrução, sem muitos recursos financeiros, talvez de uma família até bem conturbada, não estranhe que Deus tenha lhe chamado. Ele costuma agir assim pra envergonhar os sábios desse mundo.

Nunca use a sua simplicidade como desculpa pra achar que Deus não tem um propósito especial pra sua vida, porque certamente Ele tem!! Basta você se render e Ele fará de você alguém muito especial no Seu Reino.
Também nunca ache que você está em Cristo por merecimento seu, é sempre pela graça e pela misericórdia de Deus A Bíblia diz: “ É, porém, por iniciativa de Deus, que vocês estão em Cristo Jesus” ( I Cor 1:30 )


4) Não ligue pra quem achar que você é louco

Desde os tempos do apóstolo Paulo havia aqueles que achavam que esse negócio de ser crente, de seguir a Jesus, de crer na eternidade, no céu, era uma tremenda loucura. Hoje não é diferente. Não faltarão pessoas dizendo que você enlouqueceu agora que quer servir a Jesus, que vai viver uma vida de santidade, de compromisso com Deus. Vão achar que você é louco por estar todos os domingos na sua igreja, por ser fiel nos dízimos e nas ofertas, por ser obediente à palavra do seu discipulador..... não estranhe. O evangelho é mesmo uma loucura pra quem não crê.

Interceda por essas pessoas que não entendem porque no dia em que elas receberem Jesus elas também se tornarão “loucas” por Ele”!!!

Permaneça firme, não se deixe intimidar pelos preconceitos e pelas perseguições. As mesmas pessoas que acham você louco, poderão ver o PODER DE DEUS na sua vida. Essa é a promessa!! Você se rende à mensagem da cruz, pode até ser perseguido por isso, mas o poder de Deus se manifesta em você. Foi assim com o apóstolo Paulo e com todos os discípulos de Jesus: por onde eles passavam, o poder de Deus era manifestado. Será assim com você! As pessoas verão que há algo diferente na sua vida e esse algo é o poder de Deus!
Renda-se à mensagem da cruz: ela é para pessoas como eu e como você!!

A CRUZ : UMA MENSAGEM DE CURA

“ Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças (...) o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele e pelas suas feridas fomos curados.” ( Isaias 53:4,5)

O que é uma pessoa saudável? Você se considera alguém que tem saúde?
Se a sua resposta é SIM provavelmente você diz isso pensando que não tem nenhuma enfermidade física crônica ou persistente; pensando que você talvez não tome nenhum medicamento ou que faça muito tempo que você não precise consultar um médico. Logo, você tem saúde! Aleluia!
Mas, a saúde não é algo pra ser desfrutado apenas no físico, já que nós somos pessoas completas formadas por espírito, alma e corpo. Assim, uma pessoa plenamente saudável é aquela que desfruta de saúde nessas três áreas da sua vida.

O texto que lemos no início foi escrito pelo profeta Isaias cerca de 700 anos antes de Jesus nascer. Todo o capítulo 53 fala do que Jesus sofreria por nós: desprezo, rejeição, dor, humilhação, castigo. Mas, nos fala também do que Jesus conquistou com todo esse sofrimento. Uma dessas conquistas é a nossa saúde. O plano de Deus é que você tenha saúde plena. A cruz de Jesus também é uma mensagem de cura: cura no espírito, na alma e no corpo.


1) A 1ª. cura é a do espírito

A Bíblia diz em Efésios 2 que antes de servirmos a Jesus, estávamos mortos em nossos pecados. Essa morte não era uma morte física, mas espiritual. Nosso espírito estava morto, separado de Deus, sem entender as coisas de Deus.
Há muitas pessoas ainda doentes ou mortas espiritualmente. Elas não compreendem as coisas de Deus, não desfrutam das bênçãos espirituais conquistadas por Jesus, não conhecem nem entendem a Palavra, não sabem como se comunicar com Deus, não têm certeza da sua salvação.

Pois a 1ª.cura que Jesus quer nos trazer é uma cura espiritual. Ele quer restaurar a nossa comunhão com Deus, quer nos fazer ouvir, ver, sentir, entender as coisas do Espírito. A cruz nos traz esse tipo de cura. Você tem direito a isso!
Basta se render aos pés da cruz e pedir ressurreição e cura para o seu espírito!


2) A cura é também para a sua alma

É na nossa alma que estão alojados os nossos sentimentos, emoções, vontades, lembranças. A Bíblia diz que a nossa alma é tão importante que dela depende toda a nossa vida. E é assim mesmo: se estamos tristes, magoados, feridos, traumatizados, ou seja, se a nossa alma está doente, nada está bem.
Dinheiro, emprego, festas, viagens, nada disso substitui a paz de ter uma alma curada, livre de traumas, mágoas, ressentimentos.
Pois Jesus quer também curar a nossa alma! Nesses tempos em que tantas pessoas vivem estressadas, perturbadas emocionalmente, deprimidas, precisando de remédios ou drogas pra dormir ou pra disfarçar a tristeza, vem Jesus e nos oferece cura na alma. Ninguém é capaz de curar a alma de alguém como Jesus. Ele é poderoso pra mudar a história de uma pessoa.

Como o mesmo profeta Isaias escreveu Jesus pode consolar todos os que andam tristes e dar a todos os que choram uma bela coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, um manto de louvor em vez de espírito deprimido. ( Is 61:2b,3a)

Se a sua alma está doente, Jesus tem cura pra lhe oferecer!

3) A cura é também para o seu corpo

Na Bíblia Deus é chamado por vários nomes. Esses nomes refletem o Seu caráter. Um deles é Jeová-Rafá, que significa o Deus que cura.
Por causa do pecado, existem as enfermidades. Mas Jesus levou cada uma delas sobre a cruz e Ele é poderoso para curar toda e qualquer doença do corpo. Você tem direito a ser uma pessoa com muita saúde e até disposição física. Pra isso, é importante ser um servo obediente a Deus. Toda obediência traz bênçãos e essas bênçãos incluem a nossa saúde. Então, se você for um servo obediente, Deus cuidará do seu corpo, dando-lhe saúde.

E se eu ficar doente? Nem toda enfermidade é “castigo” por algum pecado cometido. Enquanto vivemos nessa terra, nosso corpo está mesmo sujeito às enfermidades. Mas, se você se sentir doente, recorra ANTES ao Jeová-Rafá. Não é pecado ir ao médico, mas o seu primeiro recurso deve ser o Senhor. Ele é poderoso pra lhe curar.
Por vezes falta-nos a fé. Confiamos mais no comprimido, na palavra do médico, no tratamento do que no poder de Deus. Misericórdia! Deus pode usar comprimidos, médicos e tratamentos pra nos curar, mas Ele não precisa de nada disso. Por isso, se você ou alguém que você conhece está com uma enfermidade física, peça a Deus, com fé, para que Ele cure. E descanse que Ele ouvirá a sua oração.

A cruz de Jesus nos traz uma mensagem de cura: no espírito, na alma e no corpo. Por isso, as pessoas que servem verdadeiramente a Jesus Cristo são as mais saudáveis e felizes dessa terra. Sirva a Jesus e você experimentará a cura em todas as áreas da sua vida!

O PODER DO SANGUE DE JESUS

Toda vez que falamos da morte de Cristo na cruz, falamos ao mesmo tempo do derramamento do seu sangue. Em toda a Bíblia, o sangue tem um significado muito especial. Desde o gênesis, até o Apocalipse, ele aparece como elemento indispensável na redenção da humanidade.
Hoje vamos entender um pouco mais sobre o poder que há no sangue de Jesus.

1) O sangue para a remissão dos pecados

Quando Deus criou o homem, o fez à sua imagem e semelhança. Adão e Eva não tinham em si mesmos a semente do pecado. Mas, um dia, foram enganados por Satanás, que os levou a duvidar da Palavra de Deus e a desobedecerem a uma ordem clara do Senhor.

Cuidado: o diabo sempre vai colocar em dúvida a Palavra de Deus pra que você desobedeça e peque. Deus não mente e a Sua Palavra é a verdade. Nunca duvide disso!

Tão logo Adão e Eva pecaram, eles correram pra se esconder de Deus porque perceberam que estavam nus. Veja o que a Bíblia diz em Gn 3:7,10. Antes de pecar, a nudez não era um problema, mas depois do pecado, os olhos de ambos foram abertos. Então, Deus realiza o 1º. Sacrifício com sangue que a Palavra registra. Ele sacrificou um animal e com a pele fez roupas pra o homem e sua mulher ( Gn 3:21 ).
Para cobrir o pecado, a vergonha, a nudez do homem foi preciso um sacrifício de sangue. Isso é um princípio bíblico: “...sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” ( Hb 9:22 )

2) Os sacrifícios de animais

No AT, na Lei de Moisés, Deus instituiu que, para pagar pelos seus pecados, o povo deveria trazer um animal sem defeito e sacrificá-lo. Assim, o derramamento do sangue do animal substituía o derramamento de sangue do homem que era, através desse sacrifício, perdoado.
Mas, esse modelo de purificação era imperfeito porque não produzia arrependimento e nem mudança de atitude nos corações dos homens. Veja o que a Bíblia diz: “ ...ela ( a Lei ) nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano aperfeiçoar os que se aproximam para adorar. (...) esses sacrifícios são uma recordação anual dos pecados, pois é impossível que o sangue de bodes e touros tire pecados” ( Hb 10:1, 3 )

3) O sangue de Jesus

Deus providenciou, então uma maneira perfeita e definitiva de resolver o problema dos nossos pecados. Jesus, como sacrifício perfeito, derramou uma única vez o seu sangue por nós, pagando assim, a nossa dívida. “ Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, Ele ( Cristo ) entrou no Santo dos Santos de uma vez por todas, e obteve eterna redenção. Ora, se o sangue de bodes e touros (... ) os santificam (... ) quanto mais o sangue de Cristo que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus. ( Hb 9:12-14 )


4) O sangue foi o preço pago pela nossa libertação

Talvez você já tenha assistido ou lido algo sobre o mercado de escravos que existia ( e infelizmente, ainda existe ) em muitos lugares do mundo. Pessoas eram expostas como mercadoria pra que outras pessoas as comprassem e as levassem para viverem em escravidão. Nós estávamos mortos por causa dos nossos pecados, sobre nós pesava uma condenação impagável, mas Cristo nos viu, quando ainda éramos pecadores e pagou um alto preço por cada um de nós.
Ele nos comprou! Mas, logo após a compra, Ele nos deu uma “carta de alforria”, ou seja, disse: “ eu lhe comprei, mas você é livre”.
Pois é essa consciência que devemos ter. Jesus pagou um alto preço por nós e agora, livremente, e de coração agradecido, vamos servi-lo!
O sangue representa a vida! Ele corre por nossas veias e artérias transportando oxigênio e nutrientes pra todo o nosso corpo. Quando Jesus derramou seu sangue por nós, Ele estava nos dando a sua própria vida. Nada mais justo que agora também vivamos por Ele e para Ele.


5) Você precisa cobrir-se com o sangue de Jesus

O sangue de Jesus é poderoso! Ele é suficiente pra nos purificar de todo o pecado ( I João 1:7 ), mas ele também nos dá acesso a Deus e nos oferece cobertura e proteção. Cobrir-se com o sangue de Jesus significa apropriar-se de todos os benefícios da cruz.

Há uma história no AT que ilustra muito bem o que é essa proteção do sangue. É a história da Páscoa. Em Êxodo 12, Deus dá a Moisés as orientações de como o seu povo deveria celebrar a 1ª. Páscoa. Tudo aconteceria na noite em que Deus mandaria a 10º. Praga sobre o Egito: a morte dos primogênitos ( contar a história resumidamente, se necessário ). As orientações para aquela noite simbolizam a obra que Jesus viria fazer muito tempo depois.

Cada família deveria sacrificar um cordeiro ou cabrito, macho, sem defeito, que seria assado no fogo e servido como prato principal daquele jantar. Mas, um detalhe não podia ser esquecido. A família deveria passar um pouco do SANGUE do animal nas laterais e nas vigas superiores das portas da casa. Quando o anjo do Senhor passasse para executar a morte dos primogênitos e visse o SINAL DO SANGUE na porta da casa, nada aconteceria com aquela família. Todos seriam protegidos.

E assim aconteceu: naquela noite só não houve morte nas casas que estavam com a marca do sangue. Ainda hoje é assim: o sangue de Jesus nos diferencia. Ele é a marca sobre as nossas vidas e sobre a nossa família. Entenda que a família, lá na época de Moisés, precisou obedecer a um comando para ser beneficiada. Se eles tivessem matado o animal, assado, ceado, mas não tivessem obedecido à ordem de passar o sangue na porta, não teriam sido poupados.
Pois é assim até hoje. O cordeiro ( JESUS ) já morreu por nós. O seu sangue está disponível, mas precisamos nos apropriar dele e fazer a nossa parte, colocando Jesus sobre a nossa vida, a nossa casa, a nossa família. Só assim estaremos protegidos.

Entenda a preciosidade do sangue de JESUS! Coloque-se debaixo do senhorio de Cristo! Você será perdoado e protegido. Coloque a sua família debaixo do sangue de Jesus, através da oração! Interceda por cada um deles. Seja obediente!

0 comentários:

Postar um comentário