A PESSOA DE JESUS

quinta-feira, 10 de setembro de 2009
JESUS, DEUS FILHO

I. JESUS, AS MESMAS VIRTUDES DE DEUS PAI.
a) Jesus é a revelação de Deus, o Pai (João 1:18);
b) Jesus é o Criador de todas as coisas, juntamente com o Pai – João 1:3 (por isto que Gênesis 1:26, o verbo “fazer” está no plural: façamos o homem à nossa imagem...);
c) Jesus é poderoso e eterno, como Deus (João 1:2);
d) Jesus é o próprio Deus (João 10:30).
e) Ao fazer-se homem, Jesus precisou esvaziar-se, humilhar-se profundamente (Filipenses 2:5-11).


II. JUSTAMENTE POR SER DEUS, JESUS É A GARANTIA DE:
a) Luz para o caminho do que crê (João 8:12);
b) Descanso para todo atribulado (Mateus 11:28-30);
c) Fonte de paz sobrenatural (João 14:27).


Conclusão: Reconhecendo quem Jesus Cristo é, devemos render-lhe a glória e o louvor. A mulher de João 12, que ungiu os pés de Jesus e enxugou com os cabelos é um exemplo de como devemos nos portar diante dEle. Tomé, lembrado sempre pela dúvida quanto à ressurreição de Jesus, merece ser lembrado pela reação que teve ao encontrar-se com o Senhor Jesus após haver ressuscitado: Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! (João 20:28).

JESUS, A ÁGUA VIVA


1. VOCÊ TEM SEDE DE DEUS!
a) Leia: Sl 42:1,2 Como suspira a corça pelas correntes de águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? Sl 63:1 Ó Deus, tu és o meu Deus Forte, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti, meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.
b) Como as pessoas demonstram que têm esta sede de Deus? A religiosidade é a principal demonstração. O jovem rico era muito religioso e praticava boas obras, porém sentiu que lhe faltava algo. Sua religiosidade não saciava sua sede espiritual e, ainda, encobria seu amor pelas riquezas – Lc 18:18-23.

2. JESUS, A FONTE DE ÁGUA VIVA!
a) Leia João 4:14 e 7:37-38, Deus enviou Jesus para saciar a sede espiritual do homem.
b) Leia Ap 22:17, o convite do Senhor: aquele que tem sede venha e beba de graça da água da vida!

Conclusão: Graças a Deus pela água da vida que inundou nossas vidas. Em Jesus temos um manancial de águas onde podemos nos abastecer! Aleluia!



JESUS, O PÃO DA VIDA

Jesus, O Pão que Veio do Céu - João 6:33-35

a) A vinda de Jesus Cristo ao mundo é a prova de que Deus deseja matar a fome, ou livrar da morte todo ser humano (leia I Tm 2:4 e Jo 6:39);
b) O homem precisa querer o Pão de Deus (Jo 6:40-42).
c) Explique que o maná, o pão sobrenatural que os israelitas receberam dos céus durante os quarenta anos do êxodo, tem tudo a ver com a obra de Jesus Cristo em nossas vidas (Jo 6:30-32).
O maná foi a provisão diária de alimentos que caía do céu e que deveria ser colhida pelos israelitas, com exceção do sábado. Precisamos de Jesus em todo o tempo, para sempre. Ele é fundamental para nossa sobrevivência.
d) Muitos rejeitam o pão do céu! (Jo 6:66). Acreditam poder viver sem a provisão do Senhor.

JESUS, LUZ PARA O MUNDO

Espiritualmente, milhões de pessoas vivem imersas em verdadeira escuridão espiritual. Por isso Jesus disse as palavras de João 8:12: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.
a) Uma vida é tomada por trevas enquanto dominada pelo pecado. Infelizmente há muitos que preferem continuar nas trevas porque não querem abandonar o pecado! Isto é claro em Jo 3:19-21: Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus.
b) Quem vive em trevas está inserido no Reino das Trevas! Tal reino consiste numa região de morte, de dor... a Bíblia chama esta situação de “região da sombra da morte”. O apóstolo Paulo ensinou em Col 1:13 que Jesus nos resgatou do império das trevas! Em Mt 4:16 lemos que Jesus é a Luz que veio nos livrar destas trevas terríveis! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.
c) A Luz do Mundo, Jesus, transforma nossas vidas. Tal transformação começa com a entrega de nossas vidas ao Seu domínio e prossegue. Uma das principais mudanças é realçada por João em I João 2:9-11. Quando a Luz do Mundo invade nossas vidas, ela passa a ser refletida através de nós (leia Mt 5:14,15).
Conclusão: Você foi transportado da região da sombra da morte, para o Reino da Luz! Agora, a Luz do Mundo brilha em você. Que muitos vejam esta luz e sejam transformados.


JESUS, O NOSSO ADVOGADO

Houve um dia quando Jesus deparou-se com uma situação inusitada: leia em João 8:1-11. Nossas vidas têm muito em comum à daquela mulher.
a) A Obra de Jesus não consiste em condenar o pecador, mas salva-lo! Isto é muito claro na narrativa do texto lido. No verso 11, Jesus declarou: “eu não a condeno”! Porém, note a recomendação do Senhor: “vá, e não peque mais!”. Esta é a obra de Jesus, livrar o homem da condenação que o pecado confere! Há uma outra comparação que o Senhor fez acerca da Sua obra: Ele veio como médico para os doentes! (Mc 2:17).
b) Jesus desmascara os homens hipócritas, que se justificam! O Senhor bateu de frente com os religiosos fariseus que se sentiam resolvidos com relação ao pecado por causa de suas obras legalistas (Mt 23:1-5). Neste texto da mulher pega em adultério, o Senhor, de uma maneira formidável, despertou cada acusador ao reconhecimento de que eram tão pecadores quanto aquela (Jo 8:6-8).
c) Jesus nos livrou da condenação do pecado, morrendo em nosso lugar! É por isso que a Bíblia o denomina de nosso advogado (I Jo 2:1 – a maioria das traduções apresenta o termo “advogado”, porém outras traduzem de forma diferente, como a NVI, “intercessor”).
JESUS, O BOM PASTOR
A Bíblia diz que somos ovelhas (Sl 23). Quando nos entregamos a Jesus, o Bom Pastor, passamos a experimentar um cuidado todo especial dEle para conosco. Leia Ez 34:31: Vocês, minhas ovelhas, ovelhas da minha pastagem, são o meu povo, e eu sou o seu Deus. Palavra do Soberano, o Senhor.
JESUS SE DECLARA O BOM PASTOR (João 10:11 a 14)
Neste texto ocorre algo pouco comum em Jesus: a referência elogiosa a ele mesmo (vs. 11 e 14). A razão para que duas vezes o Senhor se referisse a Ele mesmo como o bom pastor é a necessidade de que nós o reconheçamos assim!
Neste texto Jesus explica duas características que distinguem o Bom Pastor:
I. O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas (v. 11): Em contrapartida, o mercenário, que somente pensa nos benefícios pessoais, deixa as ovelhas à mercê do lobo (v. 12). Jesus não é como um pastor mercenário, que foge deixando as ovelhas em perigo (v. 13), mas verdadeiramente se importa com o bem estar de Suas ovelhas (veja o v. 10).
II. O Bom Pastor tem comunhão (intimidade) com as ovelhas (v. 14): Um bom pastor dos tempos do AT e do NT era aquele que se tornava íntimo do rebanho, a tal ponto de conhecer pessoalmente cada ovelha e de ser reconhecido por elas. Sua voz se tornava inconfundível para as ovelhas (vs. 3 e 4).
III. O Bom Pastor livra as ovelhas dos perigosos lobos e dos ladrões. Os versos 8 em diante contém referências a salteadores, mercenários e lobos. Jesus se referiu aos falsos profetas e ao próprio Satanás com estes termos. Pois o Senhor se apresentou como uma porta por onde as ovelhas podem entrar em encontrar refúgio seguro (leia de 7 a 9).
IV. O Bom Pastor ensina o caminho seguro para suas ovelhas (vs. 27,28): Elas me seguem, diz o Senhor. E para as ovelhas que o seguem, o Senhor promete: elas jamais perecerão e ninguém poderá rouba-las de mim. Faça uma leitura do Salmo 23 e destaque o cuidado pastoral que Deus exerce sobre seu povo: suprindo, conduzindo, protegendo, confortando...

JESUS, O MODELO DE VIDA EM DEUS

Jesus Cristo é a forma, o molde onde devemos derramar nossas vidas. Por isso a Bíblia diz que Ele é o primeiro (o primogênito) de muitos filhos (Rm 8:29 Pois aqueles que de antemão conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.)

I.Onde surgiu o termo cristão: Em Antioquia da Síria, onde surgiu uma grande Igreja missionária, que teve como seus pastores Barnabé e Paulo (leia Atos 11:25). Um cristão é alguém que imita, procura se parecer o máximo com Jesus Cristo.
II.Devemos aprender a ser como Jesus Cristo! Foi isto que o apóstolo Paulo recomendou em I Co 11:1 Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo.
III.Para alguém ser como Cristo é preciso aprender! O aprendiz é chamado na Bíblia de discípulo. Leia em Lc 14:25-34 e explique as qualidades de um discípulo de Jesus:

a) Para ser discípulo de Cristo é preciso amá-lo acima de todas as coisas! (v. 26). E este amor é nada mais do que a retribuição do amor que Ele mesmo tem por nós!
b) Para ser discípulo de Cristo é preciso morrer e nascer para uma vida consagrada a Ele (v. 27). Carregar a cruz e seguí-lo significa sacrificar-se para Ele. Em Gl 2:20, Paulo diz que não vive mais para si mesmo, mas para Jesus.
c) Para ser discípulo é preciso entregar-se completamente (v. 33). Tudo que você é e tudo o que possui tem que estar debaixo do governo de Jesus Cristo.
d) Como saber se alguém é verdadeiramente discípulo de Jesus? Pelo sabor! (v. 34). A influência de Jesus na vida se assemelha ao sabor do sal. O mundo clama por verdadeiros discípulos de Jesus; em contrapartida, falsos discípulos são inúteis, assim como o sal insípido.

JESUS, A RESSURREIÇÃO E A VIDA

Tanto Jesus se condoeu da morte dos seres humanos que veio ao mundo para nos livrar da morte. Leia João 11:25 Disse-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.

I. Quem poderia ressuscitar um morto depois de quatro dias?
Mesmo Maria, irmã de Lázaro, pensava que naquela altura Jesus nada mais poderia fazer por seu irmão, senão trazer conforto. Leia o v. 32, onde Maria declara: Senhor se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. Leia o v. 37 e confira que esta também era a opinião de outras pessoas que conheciam a família de Lázaro: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse? Agora leia os versos 43-45 e verifique como Jesus operou este milagre. Jesus É a ressurreição e a vida. Aleluia! (Há outros casos de ressurreição de mortos no NT: o filho da viúva de Naim (Lc 7:11-17), a filha de Jairo (Lc 8:49-56), Dorcas (Atos 9:36-40), Êutico (Atos 20:9-10)).

II. Jesus é quem tem as chaves da morte e do inferno!
Leia Ap 1:17-18. Neste texto o Senhor Jesus se apresenta a João como aquele que tem as chaves da morte e do inferno. É por isso que Ele garante dar vida e vida eterna aos seus discípulos. Em Jo 10:28, disse Jesus: Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.

III. Jesus garante aos seus servos a bênção de fazer parte da primeira ressurreição.
No NT temos vários textos que asseguram a ressurreição dos mortos (ex: I Ts 4:16). Porém, a Bíblia esclarece que haverá duas ressurreições, a primeira dos que morrerem em Cristo (Ap 20:5-6) e a segunda dos perdidos (Ap 20:13).

Conclusão: Jesus veio para nos dar vida e vida em abundância (Jo 10:10). Somente Ele tem o poder de livrar o homem da morte. Aceite, pela fé, os benefícios de Jesus Cristo sobre sua vida.

JESUS, NOSSO LIBERTADOR


A Bíblia ensina que sem Jesus o homem vive aprisionado. Leia João 8:32,36 ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (...) Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

a) A Palavra/Ensino de Jesus traz libertação verdadeira: Leia João 8:31,32 Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Conhecer a Verdade/Palavra significa conhecer o próprio Jesus. O Evangelho de João apresenta Jesus como a Palavra (Jo 1:10-12), logos, no grego, também traduzido por Verbo e a Verdade (Jo 14:6).

b) O pecado é que escraviza as pessoas: (Jo 8:33-34) Os judeus contenderam com Jesus alegando que eram descendentes de Abraão e que por isso não eram escravos de ninguém. Jesus revela que todos, inclusive os judeus, são escravos do pecado. Isto quer dizer que todos são pecadores e que não conseguem por si mesmos deixar de ser – é preciso haver uma intervenção sobrenatural de Deus através de Jesus (realce o v. 36 Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres).

c) Jesus liberta do poder do diabo: (Jo 8:42-44) Pecado é desobediência a Deus e que todo pecado oferece legalidade para ação do diabo. Há quatro características dos cativos do diabo no ensino de Jesus:
I) Eles não amam Jesus (v. 42);
II) Eles não dão ouvidos às Palavras de Jesus (v. 43);
III) Eles obedecem aos desejos do diabo (v. 44);
IV) Eles são mentirosos - apegados à mentira (v. 44).

Conclusão: Jesus liberta. Aleluia! O apóstolo João escreveu em I Jo 3:8,9 sobre a razão da vinda de Jesus: destruir as obras do diabo (v. 8). Somente Ele tem este poder, de libertar alguém do pecado (cf. v. 9).

JESUS, REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES

I. O Reino de Jesus Cristo é Perpétuo! (Dn 2:44)
O Reino de Jesus se estabeleceu com sua vinda, morte e ressurreição. Há diversos textos nos Evangelhos em que o Senhor refere-se ao Seu Reino chegado à Terra. Eis alguns:
a)Mt 12:28 – O Reino que remove as pessoas do poder dos demônios. Col 1:13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.
b)Lc 9:2 – A mensagem dos discípulos de Jesus era O Reino de Deus chegou! Lc 9:60 – anunciar a chegada do Reino a todas as pessoas, nossa prioridade.
c)Lc 10:9-11 – O Reino de Jesus chegou para transformar as vidas de todos os que O recebem!
d)Lc 17:20-21 – O Reino é espiritual e não geográfico e político (por isso Jesus se recusou a ser aclamado rei pela multidão em Jo 6:15).

II. Jesus é o Rei Messias!
A palavra Messias tem relação com o Reino de Jesus. Messias significa “ungido” em hebraico, o mesmo que Cristo, em grego. Todo rei ou sacerdote de Israel carecida de ser ungido. Jesus é o Rei dos Reis, Ungido pelo próprio Deus Eterno. Lembre-se das zombarias dos soldados ao castigarem o Senhor, colocando nele roupas reais, coroa de espinhos e um falso cetro (Mt 27:28-31). Sobre a cruz onde Jesus foi sacrificado foi escrita sua acusação: Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus.
Jesus é denominado Rei dos Reis e Senhor dos Senhores em pelo menos três textos do NT: I Tm 6:15, Ap 17:14 e Ap 19:16.

Conclusão: O Reino Eterno, cujo rei é Jesus Cristo, já chegou. O rei Nabucodonozor ficou estarrecido ao ouvir do profeta Daniel as revelações contidas em seu sonho. Tudo se cumpriu exatamente como Deus planejou. Cabe a cada pessoas receber a mensagem do Reino e permitir que ele se estabeleça em sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário